COISAS DE ANGEL - IDÉIAS RECICLÁVEIS

15 de junho de 2009

No dia 05 passado foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, eu coloquei um texto porque estava super atarefada e não pude divulgar uma coluna que quero ter aqui no blog. Será semanal ou quinzenal, ainda não resolvi, mas quero começar e ia ser na sexta-feira mas resolvi que o certo é na segunda, porque na segunda estamos começando oficialmente a semana (claro que sei que o primeiro dia da semana é domingo), a semana de trabalho, de escola, de ir à luta...

E dia de segunda aqui no blog vai ser dia de IDÉIAS RECICLÁVEIS.

O Idéias recicláveis vai continuar o que eu queria fazer lá no outro blog Coisas de Angel, é falar um pouco sobre idéias pra reaproveitar materiais. Resolvi que não quero falar do que se faz de errado, vou tentar, apesar de muitas vezes ficar revoltada com tantos abusos, porque o que quero é trazer idéias de como aproveitar coisas que normalmente iriam para o lixo. Porque uma das maiores agressões ao meio ambiente é a produção de lixo pelo ser humano. Você sabia que o homem é o único ser vivo que produz lixo, não é? Então não custa nada investir em ações para reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, como propõem os 3 R's:

Reduzir - Reciclar – Reutilizar

Vão ser dicas de como produzir algo artesanal ou simplesmente dicas pra aproveitar uma embalagem mais de uma vez como pro exemplo:

Essa badejinha que veio com chocolate, ao invés de ir direto pra o lixo aproveitei pra usar cola, se não fosse ela eu utilizaria um pratinho descartável novo, e seria mais um item plástico no lixo.

Agora um trabalho que me deu muito prazer de realizar, não foi idéia minha, mas foi uma encomenda que me fizeram. Uma colega que conheceu meus trabalhos de encadernação perguntou se eu podia aproveitar velhos cadernos do filho pra fazer algo aproveitável. É incrível como se pede caderno pra uma criança e as vezes não usa nem a metade das folhas. Ai meu Deus já vou eu reclamar... não, vamos parar.
Eu quero mostrar uma idéia pra reciclar cadernos usados e fazer ele se transformar.

CADERNOS ANTES

Cadernos pequenos de capa dura, abri todos e cortei a costura, tirei as folhas limpas que eram MUITAS, cortei todas no mesmo tamanho - na largura. Escolhi quatro pedaços de papelão das capas e fiz dois novos cadernos.

CADERNOS DEPOIS

Um caderno e um bloco, cada um com mais de 90 folhas aproveitadas de cadernos que iam para o lixo. Encadernei quatro pedaços de papelão das próprias capas com tecido, impermeabilizei com cola pra ficarem mais resistentes, imprimi cliparts de figuras de brinquedo. Realcei alguns detalhes com relevo incolor. No carrinho coloquei uma argolinha como direção e botões no lugar dos faróis e fiz a plaquinha do carro com o nome do dono dos cadernos. Adorei o resultado por isso estou dividindo essa dica com vocês.

Beijão.

Até a próxima.


10 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Angélica. Tambem adoro reciclar. reciclo até caixa de embalagem de comida de restaurante. Aquelas do China in Box são ótimas. Ficaram lindos os cadernos renovados. bjos

    ResponderExcluir
  2. Estou amando sua coleção de pinguins!!! Eu gosto muiot de pinguins tb, mas não tenho coleção :). OLha já corrigi lá o "uma amigo" que vc notou :P!
    E achuva de quinta, hein? Já se recuperou dela? Eu sempre compro presentes para me dar no dia dos namorados, este é problema...KKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  3. nem preciso dizer que eu amei esta seção do blog né????
    pode contar comigo quando precisar!!!

    e por incrível que pareça... eu nunca tinha me dado conta que o SH é o unico ser vivo que produz lixo! fiquei chocada!!!
    Reduzir mais ainda! Jáaaaaaaaa!

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem? Que idéia fantástica! Como vc fez pra cortar do tamanho certinho? Mandou encadernar depois? Adorei!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Sow!!!!!!!!
    Por concidência hoje vi o desafio das cores lançado por vc no SBB e vou recilcar uma caixa de bombom da Ferrero Roche para presentear com minis sabonetes.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei !!!!!!!!
    Vou mesclar com o desafio das cores #14.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa essa dica! Se formos juntas todas as folhas de caderno que não são usadas, páginas de agenda, bloquinhos podemos salvar muitas árvores e ainda fazer esse trabalho lindo que vc fez. Ninguém tem, só o Bruno! E outros tb podem.
    Parábens!
    Uma otima semana.
    Besos

    ResponderExcluir
  8. Angel, adorei a ideia dos cadernos!!! Acredita que tenho um monte aqui? E com essa mesma capinha em plástico xadrezinho? No escritório costumo usar os cadernos velhos dos meninos para anotar as entrevistas, até acabarem as folhas (que são muitas mesmo!!!), mas um já está na faculdade, o outro no ensino médio, e ainda tenho cadernos aqui de quando estavam no primário. Acho que vou aproveitar a sua ideia para dar de presente!
    Ah, eu também aproveito todas as bandejinhas, de plástico ou de isopor, para usar como paleta de tintas ou para cola também. Adorei a sua coluna nova.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Todo final de ano eu dou uma geral nos cadernos, e ja aconteceu de caderno de um ano ir pro ano seguinte sem a menor cerimonia. Ou entao, seguiam para doacao. Sua ideia ficou linda e super bem executada, adorei!

    ResponderExcluir
  10. gélica, encontrei seu blog procurando sugestoes para uso de papel de scrap e fiquei encantada, pois sou muito detalhista e seu trabalho é impecável. Minha filha e eu inventamos de tudo com vários materiais, e os álbuns de scrap normalmente saem com o uso de vários materiais que guardamos e que sao desperdiçados por outras pessoas. Parecemos catadoras. Estamos sempre "colecionando" sucata: papéis de sacolas de lojas sao lindos!... fitas de presente, etc. Que bom ver gente de todo o Brasil com idéias criativas e preocupadas com o meio ambiente.
    Deixo meu blog se quiser dar uma olhada:fazendoartebyrê.blogspot.com
    Moramos em Porto Alegre-RS, cá na inha sul do Brasil.
    Beijos
    Regina Andrade

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz.Caso não tenha Blogger deixe seu email para resposta.

Eu corto, leio, fotografo faço planos ,escrevo, colo, costuro, coleciono, cozinho, separo o lixo reciclável, eu rezo, eu assisto, eu sonho, eu choro, eu amo...

angelcirne@yahoo.com.br

Instagram

Arquivo do blog

Lojinha