MEME LITERÁRIO DE UM MÊS - 2ª postagem

7 de outubro de 2011



Continuando as postagens da minha participação no Meme Literário de um Mês ano 2 organizado pela Tábata do Happy Batatinha.

As perguntas dessas semana foram:

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.



Li e amei, fazia tempo que não gostava tanto de um livro.


Apesar de ser uma história séria ele é todo assim:



Perfeito!

Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar. (Sinopse Skoob)

Vou ler : ainda não sei, porque tem UNS pra escolher mas o certo é Um conto de Natal, quero ler pra participar de um evento em dezembro. A história é mais uma que já conheço a base de tantos filme e desenhos animados.
Estou doida pra começar ele, é edição de bolso e é bem fininho, mas tem ilustrações também, que adoro!


Sinopse - Um Conto de Natal - Charles Dickens


"Um Conto de Natal", do britânico Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge. (Sinopse Skoob)


Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Leio algumas sim, de blogs e sites que considero mais sérios, influenciam nas minhas escolhas de certa forma, já li muita coisa por causa disso, mas geralmente procuro mais informações em outras fontes. Opinião real não mas me fazem ver, as vezes, coisas que não vi antes, o que me leva muitas vezes a ler algum livro novamente.


Dia 04 – Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?


Não tem lugar definido, mas o mais comum é na cama e no ônibus, nesse eu só não leio se tiver em pé e no aperto, porque mesmo em pé se tiver num lugar tranqüilo eu lei sim, dizem que faz mal pra retina, não aguento estar dentro de um ônibus 40 minutos/01 hora sem um livro pra distrair. Mas em qualquer lugar que signifique "espera" estou lendo.



Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?


Eu largo sim, se tiver odiando não leio mais mesmo, se o motivo for porque tem outro esperando mais interessante eu paro, e depois recomeço.



Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Em casa foi meu pai que lia de tudo, ele lia umas revistinha pequeninhas de faroeste, até aquilo eu já li. E a escola mesmo, sempre tive bons professores de literatura e mesmo em certas épocas odiando ler Machado de Assis sei hoje como isso foi importante pra mim, e pras minhas escolhas literárias.


Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por que?


Sim e não... Empresto se eu conheço a pessoa e se sei que ela terá cuidado (são poucas pessoas). Não gosto de pegar livro emprestado, só pego se não puder comprar de alguma forma. Mas isso é com tudo, não gosto de pegar nada emprestado de ninguém, além de cuidado extra tem a questão do tempo de devolução, leio no meu tempo, as vezes mais rápido, outras mais lentamente, com o livro de outra pessoa vou ficar na tensão pra hora de devolver.



Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? Fale um pouco sobre isso.


Menos do que eu gostaria, mais do que tenho espaço. Tenho poucos, comparado ao que já li porque comecei a comprar mais livros de uns 2 ou 3 anos pra cá quando a internet facilitou isso. Meus passam um pouco de 100, não sei o número certo porque tenho uns antigos encaixotados, juntando com os da minha filha que tem mais que eu, passam dos 200.


Sir Arthur Conan Doyle, é o autor que mais tenho por causa dos livros do Sherlock Holmes.




O que é: O Meme Literário de Um Mês é uma série perguntas relacionadas ao mundo literário que deverão ser respondidas uma por dia.

Quando é: de 01 de Outubro de 2011 a 31 de Outubro de 2011.


Pra saber mais clique aqui: MEME LITERÁRIO DE UM MÊS


Até mais e um ótimo final de semana!



3 comentários:

  1. Conheci o livro Persepólis em uma oficina de quadrinhos do meu trabalho, de como trabalhar quadrinhos com os alunos e desde então fiquei doida para ler! Parece ser muito bom mesmo...Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Ai ai... vendo o seu post percebi o quanto o meu ficou pobre... sem nem uma imagenzinha se quer...
    Vou me empenhar na próxima! \o/
    Eu adoro meme porque dá pra gente se conhecer um pouquinho mais por eles.

    Bem que eu queria ler no ônibus, eu não consigo de jeito nenhum, enjoo! Já tentei de tudo, pra mim só dá pra escutar aqueles audio livros mesmo.

    E quanto livro hein! Oo'
    Adoroo essa edição do Sherlock, mas ainda não me decidi qual delas eu quero...

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Angelica como é bom ler sobre os hábitos de leitura de cada um e conhecer a pessoa um pouco mais. Gostei de seu blog e de suas opiniões sobre leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz.Caso não tenha Blogger deixe seu email para resposta.

Eu corto, leio, fotografo faço planos ,escrevo, colo, costuro, coleciono, cozinho, separo o lixo reciclável, eu rezo, eu assisto, eu sonho, eu choro, eu amo...

angelcirne@yahoo.com.br

Instagram

Arquivo do blog

Lojinha