MEME LITERÁRIO DE UM MÊS - 3ª postagem

15 de outubro de 2011


O que é: O Meme Literário de Um Mês é uma série perguntas relacionadas ao mundo literário que deverão ser respondidas uma por dia. E é organizado pelo blog Happy Batatinha da Tábata.

Quando é: de 01 de Outubro de 2011 a 31 de Outubro de 2011.

Aqui a minha postagem das perguntas da semana:

Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta? Troca? Dá? Fica?

Geralmente eu escolho muito um livro pra comprar, raras são as vezes que quero me desfazer de um, com essa pergunta fui olhar entre meus livros qual eu daria ou trocaria, só achei 2, se não gostei muito e tenho certeza que não vou ler, não faço questão de passar adiante.

Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Se servir coleção seria Desventuras em Série - Lemony Snicket (meu sonho de consumo literário do momento).



Mas se for realmente pra escolher um só livro Stardust – Neil Gaiman



Dia 11 – Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele.

Mais recende Bordados – Marjani Satrapi - Mesma autora de outro que já citei: Persépolis.

Sinopse: Os almoços de família na casa da avó de Marjane Satrapi, em Teerã, terminavam sempre com o mesmo ritual - enquanto os homens iam fazer a sesta, as mulheres lavavam a louça. Logo depois começava uma sessão cujo acesso só era permitido a elas - o 'bordado'. O 'bordado' iraniano seria equivalente ao brasileiríssimo 'tricô', não fosse uma acepção bastante particular - a expressão designa também a cirurgia de reconstituição do hímen, uma decisão pragmática para as mulheres que não abrem mão de ter vida sexual antes do casamento, mas sabem que precisam corresponder às expectativas das forças moralistas do país. O grupo que se reúne na casa da avó de Marjane é uma amostra de mulheres com moral e experiência bastante variadas, mas sempre às voltas com o machismo e a tradição. Casamentos malfadados, virgindades roubadas, adultérios, frustrações, golpes e autoenganos, mostram que no Irã amar e desamar pode ser ainda mais complicado do que podemos supor.

Eu li ele todinho no ônibus, foi caminho ida e volta a uma saída minha, ria lendo e as pessoa ao redor olhando. Gostei dele sim acho que a autora consegue passar de maneira leve e divertida diversos problemas, muitas vezes complexos, que as mulheres passam no Irã. É um livro mais leve que os normais dela.





Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? Por que?

Com certeza o mundo de Harry Potter, o castelo de Hogwarts, Hogsmead, Godric Hollows, a Dedos de Mel, a Toca ... demais.





Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?

Pensei muito e ia falar Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito (Jane Austen), mas resolvi escolher outra que pra mim também foi grande mesmo sendo tão nova Gina Weasley, e não porque ela terminou com o Harry (nem tenho idade pra isso) mas por achar Gina uma menina que cresceu entre tantos irmãos homens, como caçula, poderia ser fresquinha e mimada e não, sempre foi uma pessoa decidida, forte, inteligente, que lutou pelo que quis e uma grande bruxa.



Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?

Não é a minha escritora preferida apesar de ser a criadora de Harry Potter que sou tão fã, perguntaria a J. K. Rowling por que matou tantos personagens queridos e importantes (pra gente fã), muito sem sentido, perder até a Edwiges?





Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?

Vou ficar devendo essa, se lembrar depois eu venho colocar, essa semana tem sido difícil, a memória tá fraca. Não lembro nada como preferido.


Até mais e ótimo final de semana!


Arquivado em

2 comentários:

  1. Kkk estamos em sintonia hein! Oo' Deu até medo! =P

    Mas foi difícil mesmo, tive que pensar muito e em materia de favorito eu não sou muito boa porque muda toda hora...

    Adorei as imagens, dessa vez seguindo seu exemplo também fiz assim... mas você já até viu e comentou né, eu que tô atrasada. =P


    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tô começando a ler Persepólis, esse Bordados é bom? Depois vou procurar na biblioteca pública daqui de BH.

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz.Caso não tenha Blogger deixe seu email para resposta.

Eu corto, leio, fotografo faço planos ,escrevo, colo, costuro, coleciono, cozinho, separo o lixo reciclável, eu rezo, eu assisto, eu sonho, eu choro, eu amo...

angelcirne@yahoo.com.br

Instagram

Arquivo do blog

Lojinha