CLICK 3 - #06

15 de novembro de 2012



Essa semana temos foto na rua, o tema é ESTÁTUA, aqui em Recife tem muitas, no Centro mesmo encontramos diversas, escolhi essa pra postar, mesmo não achando que a foto esteja com muita qualidade, mas porque ela faz parte de um conjunto de estátuas de pessoas relacionadas a cultura do estado, que estão espalhadas por vários pontos do Centro. É o Circuito da Poesia que falo mais lá embaixo.

Vamos ver as fotos antes

A minha:


E a foto das meninas
Gabi    e   Tininha

     


O Circuito da Poesia é constituído pelas estátuas de Antônio Maria, Joaquim Cardozo, Capiba , Carlos Pena Filho , João Cabral de Melo Neto, Manoel Bandeira, Clarice Lispector, Mauro Mota,  Chico Science, Solano Trindade, Ascenso Ferreira,  e Luiz Gonzaga. O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007 e tem por objetivo homenagear expoentes da cultura pernambucana e aproximar a história deles do público recifense.

Segundo artista plástico Demetrio Albuquerque responsável pela obras, ele utilizou alguns critérios para escolha dos locais onde foram implantadas as obras. “Os monumentos estão situados em locais que fizeram parte do cotidiano do artista ou em espaços que foram abordados na obra do poeta”, explicou.

Outra característica interessante encontrada nas estátuas é a interatividade. Todas as obras possuem algum aspecto que proporcionará aos visitantes a sensação de proximidade do artista. 

Tenho como um projeto pessoal fotografar todas elas, já consegui algumas.

Esse da minha imagem é o poeta Joaquim Cardozo que está na Ponte Maurício de Nassau devido às citações encontradas na obra do poeta sobre o Rio Capibaribe. 

Tarde no Recife

Da ponte Maurício o céu e a cidade.
Fachada verde do Café Maxime, Cais do Abacaxi. Gameleiras.

Tanta gente apressada, tanta mulher bonita;
Um camelô gritando: - alerta!
Algazarra. Seis horas. Os sinos.

Recife romântico dos crepúsculos das pontes,
Dos longos crepúsculos que assistiram à passagem dos fidalgos holandeses,
Que assistem agora ao movimento das ruas tumultuosas,
Que assistirão mais tarde à passagem dos aviões para as costas do Pacífico;
Recife romântico dos crepúsculos das pontes
E da beleza católica do rio. 

Joaquim Cardozo
1897-1978


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz.Caso não tenha Blogger deixe seu email para resposta.

Eu corto, leio, fotografo faço planos ,escrevo, colo, costuro, coleciono, cozinho, separo o lixo reciclável, eu rezo, eu assisto, eu sonho, eu choro, eu amo...

angelcirne@yahoo.com.br

Instagram

Arquivo do blog

Lojinha