Endereçamento de Cartas - Dicas

3 de março de 2015


A experiência, que tenho com correspondência fez eu vir aqui postar essas dicas, que não são regras, mas é sugestão pra ajudar. Desde os meus 15 anos (o que faz um bom tempo) eu uso muito Correios, que já foi uma empresa confiável, de se mandar dinheiro em envelope e saber que chega com segurança. Mas hoje não é mais, hoje você faz uma postagem e mesmo se cercando de todos os recursos de segurança, como enviar registrado, sedex, pagar taxas de seguro... e uma reza braba,  a coisa ainda corre o risco de não chegar, e quando chega é com atraso.

Eu já tive muitas experiências ruins, tanto que deixei de fazer muitas encomendas, já tive muito prejuízo de envios perdidos e alguns eu deixo de fazer por conta de prazo. Meus casos renderiam um outro post.

Bem, mas não é isso que eu vim falar aqui, eu vim dar dicas de como endereçar sua carta/correspondência pra que ao fazer isso você não corra o risco de ser esse o motivo da sua correspondência não chegar o destino.

Sim, o endereçamentos tem regras, no site dos Correios você até encontra dicas. Mas deixa pra ir lá depois.

Estou participando de um grupo de troca de cartas, e sei que existem outros espalhados por aí, a volta ao gosto de escrever e enviar e receber carinho é muito legal nesse mundo de hoje cheio de redes sociais. E por esses dias sai em busca de ideias pra decorar as cartas que envio e achei muita coisa legal, muitos envelopes lindos decorados, cheios de letras lindas, pintados e com imagens, como esses que achei no Pinterest:



Lindos mas não funcionais, letras rebuscadas, muitas imagens no envelope, não facilitam a visualização do endereço e os #Correios que procuram qualquer motivo pra não entregar sua correspondência em dia, se aproveita ainda mais disso.

Como não há um padrão nas agências umas passam sua cartinha numa máquina, outras usam selos, se for registrado é uma etiqueta grande, então se sua carta tem um endereço que ocupa todo envelope ela não tem lugar pra o selo/etiqueta. Se você decora toda a carta com um desenho lindo eles vão colar um monte de selos em cima e adeus seu desenho L.

Fotografei umas cartas mandei recentemente pra mostrar como faço tanto nas pessoais como nas que mando pra clientes com os marcadores e blocos.

Como minha letra não é lá essas coisas - é feia mesmo - eu tento, sempre que dá, digitar o endereço, ou melhor se alguém me manda o endereço eu já copio e colo, assim não tem perigo de digitar algo errado, colo no word e só mudo as configurações como tamanho e fontes iguais e simples.


Uma coisa que se fazia nas correspondências de uma empresa que trabalhei era negritar o nome e o cep, não é regra mas acostumei, e como o cep é o mais importante, ajuda a visualização do atendente.

Endereço do destinatário no alto e acima do lado esquerdo.

Endereço do remetente no verso abaixo e à esquerda.

Notem que há bastante espaço para uso de carimbos e selos dos Correios.


Outra coisa que gosto de fazer é colocar fita transparente/durex colada no endereço, que como é impresso em jato de tinta pode manchar caso caia água.


Outra dica, quando postar algo que não pode ser dobrado, amassado - não pense que escrevendo no envelope pra o carteiro não fazer isso, não vai ser feito, talvez não por ele mas por uns mil que pegaram antes - já recebi cartão postal dobrado ao meio. Imagina uma foto, convite, um cartão lindo que você fez? Pois é, faça um sanduíche com papelão, não muito pesado, pra dar mais firmeza ao pacote.

 

 

 Aqui também dei uma reforçada ao redor do envelope, porque seguro morreu de velho.



- Também tenha cuidado pra não endereçar aqui no Brasil como o pessoal faz fora, os dois endereços no mesmo lado do envelope, pode acontecer da correspondência voltar pra o remetente.

- Não deixe de fazer seu envelope lindo e decorado se quiser, mas coloca dentro de outro mais comum e simples, assim ele corre menos risco de estragar.


O post já ficou grande, não vou me prolongar mais. 

Bjs, qualquer dúvida, se eu puder ajudar, deixa mensagem.

Até mais!  (◕‿◕✿)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa muito feliz.Caso não tenha Blogger deixe seu email para resposta.

Eu corto, leio, fotografo faço planos ,escrevo, colo, costuro, coleciono, cozinho, separo o lixo reciclável, eu rezo, eu assisto, eu sonho, eu choro, eu amo...

angelcirne@yahoo.com.br

Instagram

Arquivo do blog

Lojinha